terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como organizar os talheres na mesa



















Bom achei interessante postar esse assunto agora, jà que esta chegando as festas de fim de ano e muitos de nòs vamos receber visitas ou iremos a casa de amigos ou parentes nas ceias, resolvi colocar tres exemplos de mesa, uma mais formal, uma media e uma mais simples e algumas dicas tambèm como usa-los;

Talheres
O conceito é que os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste. O garfo para salada normalmente é menor e mais largo que o garfo principal.

Copos
Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.

Pratos
Em uma refeição à francesa, quando há alguém servindo os pratos, estes são retirados da mesa juntamente com os talheres utilizados, à medida que mais pratos vão sendo servidos. O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos.

Guardanapos
Os guardanapos cuidadosamente dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Uma dica é elaborar um pequeno arranjo com flores e utilizar o porta-guardanapos para dar um toque. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.

Posição dos Convidados à Mesa
Nem sempre este ponto é levado em consideração,aqui na Iàalia è muito usado em familia cada um ter seu lugar fixo na mesa, geralmente quem fica no 2pè da mesa è o chefe de familia, na ordem sempre dos mais velhos,avò, pai, filho, etc...a canto sempre a esposa e filhos ou namoradas, mas para que a refeição transcorra o mais agradável possível, procure dispor os convidados que tenham interesses comuns e afinidades, próximos uns aos outros. Também é interessante que se intercale na mesa homens e mulheres.

Não se esqueça que, seja qual for a refeição, almoço, jantar, mais ou menos formal, o importante mesmo é que todos se sintam bem. Segundo Emily Post, famosa por seus livros e colunas sobre etiqueta, não importa que garfo você use contanto que se sinta confortável e que os outros estejam confortáveis.

Fonte original: Tok&stok

Espero ter ajudado um pouco...baci a tutti !!!

2 comentários:

  1. Acredita que eu colocava a mesa de forma errada?! Boa dica! Abraços. Laura

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario, sugestao, receitas, etc...

Related Posts with Thumbnails