quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

" Por dentro das Panelas "











Recebi essa pesquisa da minha irma Patricia que è estudante de Nutriçao, achei muito interessante o assunto quero compartilhar com todos os leitores, na verdade estou em crise tambèm ...( jà passou pela minha cabeça sàbado renovar as minhas panelas, vou dar a pesquisa para o Marcello ler..rssr,o bom è que ele lendo vai concordar comigo, jà que ele adora cozinhar(è uma desculpa inteligente para dar para o meu marido ... rsrsrsrsrsr);

Boa leitura !!!


“Por Dentro das Panelas”
Além de ter cuidado na hora de comprar,também é preciso saber utilizar e manusear as panelas.
Depois que o leite materno deixa de ser a principal fonte de alimento, as panelas passam a fazer parte da vida de qualquer mortal. Mesmo sendo objeto indispensável no preparo de alimentos, ele não recebe tratamento à altura de sua importância.
Existem componentes nas panelas que fazem mal à saúde e podem passar para o alimento na hora do preparo.
”Nós, consumidores, estamos expostos a vários tipos de contaminação ambiental, que inclui água, alimentos e também panelas. Os efeitos negativos provêm de quase todos os materiais”,
Na hora de escolher a panela é preciso observar três qualidades: a saúde, a praticidade e a funcionalidade. ”Deve-se levar em consideração se as pessoas que irão consumir os alimentos preparados nesses utensílios têm carências nutricionais, alergias ou outras patologias”.

TIPOS DE PANELAS

PANELAS DE PEDRA-SABÃO
Elas retêm muito calor e deixam os alimentos com sabor de comida caseira!
A natureza antiaderente e a capacidade de reter calor por muito tempo são as características mais atrativas. Esse utensílio libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês.A panela é comprada ”crua”, por isso a cor dela é clara. É um utensílio que libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes, como cálcio, magnésio, ferro e manganês.

PANELAS DE FERRO, por exemplo, são indicadas para famílias com carência de ferro. Esse tipo de panela deve ser reservada para o preparo de ensopados, refogados e molhos. No caso de frituras, seu uso é desaconselhável, por favorecer a deterioração do óleo.

É ideal para grelhados de filé e peito de frango e também para a saúde. Os panelões de ferro, de cor escura e muito pesados, são bastante tradicionais em Minas Gerais. O uso regular destes panelões foi relacionado com a prevenção e ao tratamento da anemia. ”Muito antes que a ciência pudesse comprovar a eficácia deste procedimento”. O uso da panela é também indicado para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças.

PANELAS DE ALUMÍNIO,pessoas com insuficiência renal crônica devem evitar panelas de alumínio.
SÃO AS QUE CAUSAM MAIS POLÊMICAS.
A ingestão do alumínio estaria relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson.
ficou comprovado que átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associado à doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico (do sangue). Pesquisas mostram que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão do que em panelas normais ou em fôrmas de bolo.

PANELAS DE AÇO INOX :As de aço inox devem ser evitadas por pessoas alérgicas ou que tenham sensibilidade ao níquel.
É a mais usada na cozinha profissional. ”Por ter fundo triplo, atinge altas temperaturas mais rapidamente, além de ser uma panela resistente e de aparência bonita”,
O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Demora a esquentar, mas também a esfriar. No Brasil não há dados que comprovem a transferência dos componentes do inox para a comida. O aconselhável é não escovar a panela com esponja de aço. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a imperdir que os metais passem para os alimentos.
”O níquel em pequenas quantidades pode até ser útil ao organismo, mas o excesso tende a afetar o sistema nervoso”,

Utensílios de cobre sem revestimento devem ser evitados sempre. ”Jamais usar utensílios fabricados com propósito decorativo no preparo e estocagem de alimentos”,

PANELAS DE VIDRO
As panelas de vidro são as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida. O material é obtido por um processo de congelamento de líquidos superaquecidos. O maior atrativo do vidro é a beleza e a transparência que permite ver o processo de elaboração dos alimentos. A facilidade da limpeza é outro ponto positivo. Mas o preço e fragilidade do material pesam na escolha. A panela é pouco prática, deixa a comida com gosto artificial e não dá um dourado bonito na fritura de carnes. ”Além disso queima a mão. Também não é possível ter controle da comida porque ela retém calor de forma esquisita - de baixo para cima”.

PANELAS DE CERÂMICA
As panelas de cerâmica, principalmente as de barro com superfície marrom brilhante, devem ter selo de qualidade que garanta que não são usados compostos à base de chumbo. É comum encontrar em países pouco desenvolvidos produtos cerâmicos elaborados com óxido de chumbo na vitrificação. O chumbo é facilmente dissolvido no alimento, especialmente os ácidos. Saladas, frutas ácidas ou fermentados em contato com esse material podem ficar contaminados com componentes pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. A intoxicação por cádmio traz problemas respiratórios, bronquite e hipertensão. O organismo incorpora o chumbo que é altamente tóxico, especialmente em crianças. ”O chumbo se deposita no osso em grandes quantidades como se fosse cálcio, o que produz um envenenamento generalizado”. Os danos são diminuição da capacidade mental. ”A criança se torna incapaz de compreender as matérias na escola. Também não consegue dormir à noite porque escuta barulho no intestino. Nesse caso é necessária intervenção médica”. Nos adultos o chumbo provoca anemia. Os sintomas aparecem em crianças, após um ano de uso da panela; em adultos, quatro anos. O ideal são panelas de barro ou de cerâmicas ofuscadas.

PANELAS DE TEFLON:

O composto antiaderente atrai cozinheiros pela praticidade na limpeza e por ser dispensável o uso de gordura. A descoberta de um revestimento antiaderente em 1938 chegou às cozinhas americanas na década de 60 e provocou uma revolução de conceito de panela prática. Atualmente, as panelas mais modernas são denominadas de teflon II por serem revestidas com primer (substância usada para ligar o teflon ao alumínio). O novo revestimento impede que o material passe para o alimento quando o teflon descasca. A maior preocupação com a panela é ecológica.
Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o teflon se corrompe quando esquentado a temperaturas de 200 a 500 graus centígrados. ”O que pode acontecer com uma panela esquecida no fogo” . A evaporação do teflon origina gases CFC, responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

PANELAS ESMALTADAS:
As panelas esmaltadas atraem pela beleza, mas podem fazer tão mal quanto às de cerâmica vitrificada. ”O esmalte usado pode conter elementos tóxicos como o chumbo e os decalques na superfície interna, os quais podem conter cádmio ” . É desaconselhável o uso de utensílios antigos (fabricados antes de 1980) tanto esmaltados quanto os de cerâmica. É preciso ter cuidado com utensílios pintados à mão, que vão desde colheres, facas, recipientes culinários, entre outros. Algumas tintas são à base de chumbo, que pode ser transferido para o alimento.
É desaconselhável o uso de utensílios antigos, de antes de 1980 - tanto esmaltados quanto de cerâmica.
DICA
O ideal é usar a mesma panela para o preparo exclusivo de feijão,
outra para arroz e outra para ensopado.
”Porque quanto mais a panela é usada, mais ela absorve o sabor que fica impregnado na parede.”
DICA:
O inimigo número um da saúde são esponjas de aço - popularmente conhecidas pela marca Bom Bril. O atrito da esponja na panela aumenta as chances de materiais como alumínio passarem para os alimentos.
O ideal é deixar as panelas de molho ou usar água quente.
DICA:
Panela esquecida no fogo é outro grande perigo. O alumínio e o teflon, por exemplo, evaporam. ”Se a pessoa estiver perto da panela pode absorver o vapor do alumínio, que vai direto para o pulmão”,

Fonte:Essa pesquisa foi realizada pela Dra. Késia Quintães , atual professora da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto.

6 comentários:

  1. Amiga!Junia amei suas sujestões para o natal.criativas,e fáceis.vc está de parabéns.
    bjs sua sempre amiga cris.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Júnia, esse sem dúvida foi o assunto mais interessante postado até então. Jamais imaginaria que a influencia de uma panela faria tanta diferença na alimentação e na saúde. Também estou pensando em trocar as panelas da minha casa...rsrs. Parabéns pela criatividade do assunto. Abraços. Laura.

    ResponderExcluir
  3. Fabiana Sampaio Ferreira18 de dezembro de 2009 às 02:55

    Boa noite, estava fazendo uma pesquisa sobre panelas de vidro e por acaso achei seu blog. Mto interessante a pesquisa publicada. Vale a pena divulgar. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda Fabiana,que bom que voce gostou do assunto, Boas festas !!! grande abraço, volte sempre !!!

    ResponderExcluir
  5. Laura mais uma vez obrigada, Boas Festas !!! Grande abraço !!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario, sugestao, receitas, etc...

Related Posts with Thumbnails