Pensei em mil e uma receitas para postar, e depois de pensar muito, decidi falar sobre o vinho, alèm de morar no pais que mais consome vinho no mundo e ser uma degustadora de vinhos, acho esse assunto muito interessante, como havia decidido para o segundo semestre fazer um curso de Sommelier, lembrei-me que nao tinha postado nada sobre vinhos no blog, mesmo porque queria começar a postar depois que iniciasse o curso;

Na verdade, sempre gostei de vinhos, è a minha bebida preferida, depois de vir morar na Itàlia aprendi a apreciar um bom vinho tinto seco e nao troco por nenhum... Aliàs nao sei se voces sabiam o vinho suave ( doce) nao è natural , adiciona-se açucar alterando o sabor do vinho. Mas o que falar dos vinhos, è um assunto extremamente vasto e interessante.

Entao achei interessante explicar a diferença das uvas, muitas vezes agente ve na garrafa è um Cabernet ou Melort...Voce sabe o que significa?

Alguns tipos de uva que dão origem aos melhores vinhos:
Cabernet Sauvignon - É uma casta de uvas da família da Vitis vinifera, a partir da qual é fabricado vinho de alta qualidade. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. Caracteriza-se pelos taninos densos e cor profunda.
Carménère – É uma casta de uva, originalmente da região do Médoc, França, onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura de modo semelhante à casta Petit Verdot. Na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras castas mais resistentes. Atualmente, é exclusiva do Chile.
Pinot noir - É a grande uva da região da Borgonha, sudoeste da França, com a qual são produzidos vinhos em geral bastante complexos com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. É uma uva de difícil cultivo mas que se adaptou muito bem à Itália, ao Chile e à África do Sul.
Merlot – É uma casta de uva tinta, sendo utilizada para a elaboração de vinho tinto para ser consumido jovem. O Vinho Merlot é encorpado e intensamente frutado, apresentando uma cor vermelho-púrpura.
Shiraz ou Syrah - é uma casta de uva tinta cultivada em países como a Austrália (onde é chamada Shiraz), França, Argentina, Estados Unidos, Chile e Portugal.
Malbec - É umas das variedades de uva tinta originária da França e cultivada também na Argentina.
Gamay – É uma uva tinta cujo nome completo é Gamay Noir à Jus Blanc. Provavelmente surgida de uma mutação da Pinot Noir, produz vinhos leves como o Beaujolais.

“Existe mais filosofia numa garrafa de vinho que em todos os livros.” (Pasteur)

Poderia ficar aqui horas e horas escrevendo sobre vinhos, mas isso vou fazer em breve quando começar a estudà-los oficialmente !!! Em breve estarei postando sobre vinho e especialmente os italianos...
Beber vinho é fácil, basta inclinar a taça e beber. Degustar já é um desafio !!!
Fonte e fotos: Internet
"In vino veritas". Eu gosto muito Merlot (Istrian) e Shiraz.Bravo para o post.
ResponderExcluirOi Junia,
ResponderExcluirMuito legal esse post. ja estou curiosa para saber mais sobre vinho!
Muito boa tua participação e postagem.Saber um pouco mais dos vinhos é legal!beijos,chica
ResponderExcluirMuito saber mais de vinhos.
ResponderExcluirOutro dia no vovotida falei sobre como serví-los em A prata da casa II.
Mas não falei das especificações de uvas.
Ótimo seu post.
Olá minha amiga,
ResponderExcluirBon giorno!
Também sou uma interessada por vinhos...já que não posso dizer que seja uma conhecedora!
Infelizmente por aqui os cursos sobre vinhos são bem básicos, e na maioria das vezes caríssimos! Uma pena, já que gostaria muitissimo de ter a oportunidade de conhecer mais sobre esse universo tão fascinante!
Fico esperando pelas novidades do seu curso, por favor, não hesite em passar tudo pra nós, ok? rsss...
Então, deixo aqui meu abraço, com a esperança de que posssamos dividir uma garrafa de vinho na sua próxima vinda a BH! Tim, Tim, Saúde!
Júnia:
ResponderExcluirO meu filho adora vinhos e também saber mais sobre eles.
Adorei seu texto e vou acompanhar seu blog para aprender mais sobre o assunto.
Obrigada pelas informações.
*Faço parte da blogagem coletiva.
Até mais!
Anny.
Junia, praticamente não bebo nada alcoólico, mas... um vinho bem esporadicamente vale a pena!
ResponderExcluirBoa semana.
Muito bom seu post..confesso que não entendo nada, mas adoooro vinho...principalmente os rossos....hum que vontade que deu..pena que ainda é de tarde...bjs.
ResponderExcluirOlá Junia,
ResponderExcluirDe vinhos franceses ainda conheço alguma coisa, dos italianos nada, vou aproveitar para vir aqui, para saber algo mais.
Deixei de consumir vinho por sistema, mas quando bebo faço questão que seja um bom vinho.
Em Portugal há excelentes vinhos, com regiões demarcadas, o Douro, o Dão, o Alentejo...o verde tinto ou branco, o maduro tinto ou branco, o rosé, o famoso Mateus Rosé! O verde é muito agradável no Verão muito fresquinho, o Rosé para mim é a bebida perfeita com marisco e o maduro que deve ser aquecido à temperatura ideal, sabe muito bem no Inverno!...
E já estou a caminho de ir beber um copo...
Beijinhos,
Manú
Oi, Júnia,
ResponderExcluirÓtima escolha! Eu também não sou muito dada às bebidas alcoólicas, mas não dispenso um bom vinho! Por causa do meu fascínio por essa bebida, eu costumo colecionar artigos e matérias sobre a mesma, rsrs. Os antigos diziam que 'In vino veritas', ou seja, no vinho está a verdade; deve ser por isso que o aprecio, rsrs.
Beijinho e boa semana
Uau, um post cultural!!! Beleza.
ResponderExcluirAdorei saber um pouco dos vinhos. Obrigada por compartilhar.
Lindo post vermelho.
Bjssssssssss
Junia,
ResponderExcluirEu adoro vinho. Não bebo cerveja, mas se deixar um bom vinho ao meu lado..já era.
Também confesso que conheço muito pouco. Gosto dos mais doces, e agora fiquei sabendo que não são naturais. Mas sei que o vinho seco é o mais saudável né? Não gosto muito não, mas tomo também, (pq é saudável)!
Ótimo post e vou aguardar os proximos posts sobre vinho. Gosto de saber a respeito.
beijos
Júnia, vinho é mesmo o néctar dos deuses. Gosto dos tintos e doces...
ResponderExcluir(Por aí, já viu: não sou conhecedora, só aprovo pelo gosto).
Já tive vinhos ótimos, franceses, italianos, californianos, chilenos, que meu marido ganhava. Mas acabaram se perdendo, por má acomodação, alguns.
Os mais secos, "rascantes", não consigo apreciar.
Uma vez tive um francês "endeusado" por uma visita, tanto fêz que o servimos, ela (a visita) adorou, e eu simplesmente detestei, não me caiu bem de jeito nenhum. Mas gosto é gosto.
E ninguém pode negar (pode até não gostar...) que é uma bebida muito fina e chic.
(Garrafões à parte..rsrsr).
Bj
OI JUNIA ADORO VINHOS MAS AQUI QUEM ESCOLHE É O MARIDÃO ELE SABE ALGUMAS COISAS SOBRE VINHOS!!
ResponderExcluirEU SÓ ENTENDO DE COLOCAR NA TAÇA E DAR BONS GOLES!!!
Oi Junia!
ResponderExcluirGostei muito de saber sobre as uvas.Deu até vontade de tomar vinho.Um brinde à você!
Com esta blogagem tão bonita.
Bjs,Rozani
Só gosto de vinho tinto seco e se puder, prefiro recusar os adocicados. Acho que muitos tabus foram derrubados com o aumento do consumo de vinho, inclusive na combinação de alimentos. Este fim de semana que passou, experimentei pela primeira vez um vinho Malbec. Bastante encorpado! Beijus,
ResponderExcluirOiii Junia,
ResponderExcluirsó consegui chegar por aqui hoje...desculpe!!
Adorei seu post sobre os vinhos!!
Amo vinho, conheço, mas muito pouco....e infelizmente em casa aprecio sozinha pois marido não bebe nada alcoolico...omggg
bjkssss