segunda-feira, 29 de março de 2010

Blogagem Coletiva- Amarelo

Tulipas Amarelas

Nao poderia deixar de começar a brincadeira das cores, escolhendo o tema: as flores...Amo flores !!! Nossa primavera tao esperada, finalmente chegou !!! Um òtimo dia a todos, ofereço essa Tulipa a todos os leitores do Caffè com Letras ;

A Tulipa
Planta da família das Liliáceas, a tulipa produz folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com uma flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.

Como comprar tulipa
Na hora de adquirir um vaso de tulipas, prefira aquele com as flores ainda em botão. Dessa forma, você terá as belas tulipas por mais tempo. Mantenha o vaso em local fresco, com boa luminosidade, mas longe de ventos e do sol forte. Outra dica interessante é colocar 1 ou 2 pedras de gelo, pela manhã e à tarde, sobre o substrato (mistura de terra) do vaso, todos os dias. Assim podemos diminuir o excesso de calor.

O cultivo de tulipas é tarefa delicada e trabalhosa.
O mérito do cultivo no Brasil cabe ao produtor Klaas Schoenmaker de Holambra, no estado de São Paulo. É inclusive graças ao trabalho desta família e ao grande volume da produção da flor que o município se movimenta para ser reconhecido nacionalmente como a cidade das tulipas.
Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima brasileiro, é possível induzir a planta a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural para estimular os bulbos a rebrotarem.
Para isso, ao adquirir um vaso de tulipas dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte. Alguns colocam algumas pedras de gelo sobre o substrato (mistura de terra) no vaso, pela manhã e ao entardecer, a fim de diminuir o excesso de calor.
Tão logo as flores da planta murchem, corte-as, inclusive as folhas. Retire então os bulbos do substrato, limpe-os cuidadosamente com o auxílio de uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.
Após esse período, plante os bulbos em um novo vaso, com terra vegetal umedecida, sem que esteja encharcada. Embrulhe o vaso assim preparado em um plástico e guarde-o no congelador da geladeira durante cerca de 6 meses, a uma temperatura ideal entre 2 e 5 graus C. Passado esse tempo, retire o vaso da geladeira e coloque-o em um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, mantendo a terra sempre úmida. Após esse procedimento, o vaso novamente embrulhado em plástico deve retornar ao congelador, onde deve permanecer por mais 6 meses. Concluída esta etapa, o vaso deverá ser colocado em um local iluminado: a tulipa deverá florescer num período entre trinta a cinqüenta dias.
Fonte do texto e foto: Internet

13 comentários:

  1. Oi Junia, gostei! Original, diferente essa sua opção por uma flor e os cuidados com ela.
    Também amo flores!
    Que o amarelo de suas flores nos ilumine e nos traga bons fluidos!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Lindas! Idéia original, essa de apresentar flores, no lugar de pratos!

    Beijinho e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Júnia!
    Tulipas são maravilhosas, né? É uma pena que aqui no calor do Brasil não vão pra frente. Eu só vi tulipas de verdade na Expoflora, em Holambra... era o q a gente tava mais curioso pra ver!
    Feliz dia amarelo!
    bjim :D

    ResponderExcluir
  4. Ola,Junia.
    Obrigada por levantar meu astral.
    Amei a blogagem coletiva,visitei todas.O que mais gostei foi a diversidade,como o pessoal desenvolveu o tema.Estao todos muito lindos.
    A tulipa e uma das minhas flores prediletas.
    Grande beijo e uma otima semana.
    zenaide storino.

    ResponderExcluir
  5. Tive a oportunidade de visitar Holambra 3 vezes e me encantar com tamanha beleza.
    Tenho visto as tulipas à venda, mas realmente não são muito apropriadas ao nosso clima.
    Boa lembrança para a Dia Amarelo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. ESSAS TULIPAS ESTÃO MARAVILHOSAS LINDAS MESMO!!!

    ResponderExcluir
  7. Oii Junia,

    Também sou amante das flores!! Lindas tulipas amarelas!

    Obrigada por participar da postagem coletiva e ajudar a colorir nosso mundo.

    bjkss e tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida
    Tulipa é uma das minhas flores preferida. Quando casei quis meu buque com ela, mas a senhora da floricultura disse que elas nao resistem muito - fiquei super triste, mas a orquidea trouxe minha alegria de volta, hehehe!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  9. moi aussi j'adore les fleurs et je trouve les tulipes magnifiques, merci pour cette explication
    bonne journée

    ResponderExcluir
  10. Junia, lindas as tulipas minha flor predileta.
    E como ta sua?
    bj

    ResponderExcluir
  11. Lindíssimas tulipas, quando as vejo, sempre acho que são de plástico, tamanha perfeição!
    Infelizmente não temos quase nunca por aqui, acho que são flores de clima mais frio...uma pena!
    Muito bem lembrado: tulipas amarelas, gostei demais!
    Um grande abraço,
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  12. Oi Junia,
    Coisa linda essas tulipas! Não sei porque, mas sempre achei que a tulipa é flor aristocrática!! Ótima idéia como tema deste post. Parabéns!!!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  13. Ai, que idéia maravilhosa essa das flores...amei a postagem coletiva e tudo o mais que pude ver aqui
    beijos
    vi

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario, sugestao, receitas, etc...

Related Posts with Thumbnails