segunda-feira, 15 de março de 2010

Pappardelle al Ragu di Chinghiale


























Se alguèm me perguntar qual o seu prato de pasta preferido eu respondo sem dùvida...Pappardelle al molho de Ragu di Chianghiale ( Javali ), nao tem molho mais saboroso na minha opiniao, acompanhado de um bom vinho...nao precisa de mais nada, vou colocar abaixo um pouco de curiosidade sobre esta pasta, espero que gostem è bem diferente...

O pappardelle é uma massa de origem toscana , a irmã do meio do tagliatelle e da primitiva lazagna. Longa deve variar de 10 a 15 cm de comprimento por 2,5 a 3,5 cm de largura dependendo da "anima-spirito" de quem está cortando. Se for seca geralmente as bordas são lisas; e chamfreadas se fresca. Por ser um prato típico camponês; seus principais acompanhamentos são os ragus encorpados de carne de caça sendo os mais famosos o de javali e o de coelho. O seu nome deriva do dialeto toscano "pappare" que significa comer num sentido mais lúdico; e denota o modo como as crianças se divertem comendo "mangiare con gioia e piacere quasi infantili".
é oriundo da região toscana chamada de Maremma grossetana, planície costeira que é rica em animais selvagens para caça. Existem basicamente duas receitas de molho; uma com sugo de tomates menos aromática como nosso ragú tradicional e outra mais forte baseada no caldo de carne e especiarias.
Eu gosto mais da segunda, aqui na Itàlia vc encontra em potinho jà pronto, mas è làgico que fresco è muito mais saboroso...
Eu fiz com o pronto ai vai a receita
Ingredientes para 4 pessopas:
500 gramas de pappardelle ( usei marca Barilla)
2 potinhos de 150 gramas de ragù pronto di chinghiale ( javali)
2 cremes de leite
1 cebola pequena em cubinhos
2 colheres de manteiga
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
queijo parmesao a gosto
Modo de preparo:
Colocar a pasta para cozinhar quando a àgua jà estiver fervendo com sal, enquanto isso dourar a cebola na manteiga, em seguida colocar o ragù e deixar pegar o gosto da cebola, temperar a gosto ( eu usei pimenta do reino preta e sal), assim que desligar coloque os cremes de leite, polvilhe queijo parmesao para dar um toque especial;
Com certeza nao è uma receita barata, mas vale a pena provar, eu garanto que o sabor è muito diferente...
Eu acompanhei com um vinho tinto seco italiano que se chama: Chianti Classico safra de 2007
Buon appetito !!!

9 comentários:

  1. Fia...
    Não creio...Javali, o bichin? :( Tadin...rs
    Eu fico só com a massinha que pela carinha muito apetitosa...:D
    Juh, um bejim e uma ótima semana!
    da Vinni

    ResponderExcluir
  2. Amiga, mata a gente de vontade...rsss

    Aqui nao tem ragu de Chianghiale não....kkkkk

    Mas pode deixar, quando eu for a Itália vou querer, com o Chianti...ai, nem posso pensar nisso...

    Beijo pra vc, boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, por isso adorava viver ai só para comer essas pastas, que pecado, uma delicia.
    bjssss

    ResponderExcluir
  4. que maravilha!!!somos loucos poor pasta aqui em casa ..é sua tá divina..bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Júnia! Nossa, eu nunca comi Javali, como é? Acho q deve parecer porco, né?

    E eu nao conhecia também essa massa, mas vou fazer, mesmo que sem Javali!

    bjo, e obrigado pelas visitas! :D

    ResponderExcluir
  6. Vinni è bao pode experimentar...vc vai gostar...bjim
    Renata programa de novo mais uma viagem para cà...Vou ser sua guia turistica e gastronomica,hahaha; bjim
    Abelhinha vc ja morou aqui? bjim
    Iliane,obg pelo carinho !!! que bom que vc gostou...bjim
    Richie,è tipo porco sim, mas è muitooooo saboroso...experimnta e me conta...bjim, obg a vc pelas visitas !!! Bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Junia,
    Prazer em conhecê-la! Tô chegando aqui agora e gostei do astral e do conteúdo geral do blog, por isso vou me incluir entre os seguidores.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca comi javali, mas sua massa está com uma cara ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mary, o prazer è todo meu !!! Seja bem-vinda!!! Obrigada e espero te ver sempre aqui, bjim
    Fla,obg, se tiver oportunidade experimenta pq vc vai gostar !!! Bjim

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentario, sugestao, receitas, etc...

Related Posts with Thumbnails